11 junho, 2018

Roma Não Paga a Traidores


ROMA NÃO PAGA A TRAIDORES



O Movimento 5 Estrelas (M5S) e a Liga (antiga Liga Norte) foram os partidos mais votados nas eleições parlamentares de Março em Itália e conseguiram, em Maio, chegar a um acordo para formar governo com largo apoio parlamentar.

 
A incontornável realidade dos resultados eleitorais em Itália, por muito que irritem o signore Mattarella.


Contudo, o Presidente de Itália, Sergio Mattarella de seu nome, decidiu vetar o Ministro das Finanças indigitado, o economista Paolo Savona (um eurocéptico), com o argumento de que a escolha tinha gerado preocupação nos investidores (???) italianos e estrangeiros (???). Falando claro, o Senhor Mattarella privilegia os interesses corporativos de alguns, incluindo estrangeiros, e marimba-se para as escolhas democráticas dos Italianos.

Adding insult to injury, como dizem os Britânicos, convidou um agente do FMI com afinidades com a burocracia bruxelense e apetência pela austeridade à outrance (que lhe valeu o epíteto de Senhor Tesouras) para formar um governo. Não é preciso mais para perceber que o Presidente (???) de Itália é uma espécie de agente a soldo de interesses espúrios que nada têm a ver com os interesses da Itália e com a vontade dos Italianos.

A reacção foi tal, que o líder do M5S, Luigi Di Maio chegou a sugerir que o Parlamento despoletasse um processo de impeachment ao presidente e Matteo Salvini da Liga também se revoltou com a decisão.

Com a garantia de que o seu governo seria liminarmente chumbado no Parlamento, o agente do FMI desistiu de formar o seu governo fantasma. Se a isto somarmos o crescimento da Liga nas sondagens, o presidente lá teve de engolir o sapo e empossar um governo M5S/Liga, liderado por Giuseppe Conte, sendo que a coligação cedeu substituindo o Ministro das Finanças, embora mantivesse Paolo Savona com a pasta…dos assuntos europeus.

Resta agora saber o destino a prazo do presidente a soldo de interesses externos. Será que se mantém a vetusta tradição de que Roma não paga a traidores?



Sem comentários: