27 novembro, 2017

Um País, Três Governos



UM PAÍS, TRÊS GOVERNOS

 
Este mapa retrata o assalto final a Tripoli que colocou um ponto final no regime de Kadhafi, no próprio Kadhafi e na Líbia enquanto Estado unitário com um só governo.
in “STRATFOR” em www.stratfor.com

A Líbia prossegue o seu calvário, que já vai em 6 anos, resultado directo das tonteiras de Obama, Sarkozy & Ca. Relembro que, em 2011, sob o pretexto de proteger os habitantes de Benghazi de uma ameaça de Kadhafi, a França, os EUA e outros Estados-membros da NATO, lançaram uma operação militar para proteger esses e outros civis do exército líbio.

Tal não passou de uma farsa, pois a realidade foi uma operação direccionada para derrotar o exército líbio, liquidar Kadhafi e promover o chamado regime change. Ironicamente, estes objectivos foram atingidos, mas aquele, o original, a protecção dos civis, foi o único não alcançado.

Desde então, os Líbios têm vivido (e morrido) à mercê de senhores da guerra, milícias, grupos terroristas, ex-militares e forças estrangeiras, num caos inimaginável, ao qual se soma a destruição de muitas infra-estruturas petrolíferas, sendo que o petróleo é o pão da Líbia. É claro que depois de morto Kadhafi, Franceses e Americanos foram embora, deixando para trás os restos mortais da Líbia. O custo da remoção de um ditador internacionalmente inofensivo foi, para os Líbios, brutal, seguramente mais brutal do que o próprio Kadhafi

Hoje, apesar de a violência ter diminuído e de ter recomeçado a exportação de petróleo, a Líbia continua a viver uma situação de instabilidade e insegurança, onde o pior está sempre perto de acontecer. O símbolo maior do caos e desagregação da Líbia é a coexistência de 3 (TRÊS) governos diferentes, cada um dos quais clamando ser o legítimo, quando o mais certo é nenhum o ser.

A Líbia é uma plataforma de terrorismo e de tráfico humano, um ninho de terroristas, um mercado de armamento disponível para qualquer um, mas pelo menos tem 3 governos.






POSTS RELACIONADOS:

“BRINCADEIRAS NA LÍBIA” em

“LÍBIA 2013 – O PANDEMÓNIO” em
http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2013/12/libia-2013-o-pandemonio.html

“LÍBIA, SÍRIA, EUA E RÚSSIA” em

“OBITUÁRIO 2001” em

“A GUERRA QUE ‘NUNCA’ FOI” em

“FARSA NA LÍBIA” em

“O CORONEL CONTRA-ATACA” em

Sem comentários: