15 outubro, 2014

Guerra Explicada em Cartoons


GUERRA EXPLICADA EM CARTOONS


Eis uma proposta diferente sobre um tema muito analisado em Tempos Interessantes: a Guerra na Síria e no Iraque, o Estado Islâmico e a nova intervenção dos Estados Unidos no Médio Oriente. Para tal socorremo-nos de cinco excelentes cartoons de Tom Toles publicados no “The Washington Post” (http://www.washingtonpost.com/ ).


O ESTADO ISLÂMICO
O Estado Islâmico. Cruel, implacável, perigoso, eficaz. Como já foi referido em Tempos Interessantes, (“Ainda o Estado Islâmico” em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2014/08/ainda-o-estado-islamico.html) apesar das qualidades, o Estado Islâmico tem a tendência histórica de multiplicar inimigos. Nesta encarnação as coisas têm corrido bem, mas lutar contra tudo e contra todos consta das contra-indicações de qualquer manual sobre a Guerra.


AS DIFICULDADES DOS ESTADOS UNIDOS I

A primeira dificuldade é a de saber quem é aliado, alheado, ou inimigo no quadro ultra-complexo da actual Guerra. A realidade é que, excepto os países ocidentais, os EUA não têm nenhum aliado no total sentido da palavra. O Iraque é, antes do mais, um aliado do Irão que recorreu aos Estados Unidos em desespero de causa, quando viu Mosul a cair, o exército a debandar e o Estado Islâmico às portas de Bagdad. A Arábia Saudita e os outros Estados do Golfo Pérsico querem Assad derrubado, a influência do Irão no Levante (e se possível na Mesopotâmia) enfraquecida e também gostava de liquidar o Estado Islâmico. A Turquia quer substituir o Irão como país tutelar da Síria e quer conter os Curdos; os da Turquia, os do Iraque e os da Síria. Daí que o Estado Islâmico a atacar os Curdos a sul da fronteira turca não é um cenário desagradável. Aliás, a primeira intervenção armada da Turquia desde que a crise se agravou foi bombardear os Curdos do PKK (Turcos) e não o Estado Islâmico. O Irão é, com benevolência, um adversário. A Síria (de Assad) é inimiga, mas não é para tocar. Os rebeldes sírios são inimigos (Estado Islâmico, Jabhat Al-Nusra), ou amigos (os moderados de quem se fala muito e de quem se vê pouco).


AS DIFICULDADES DOS ESTADOS UNIDOS II
Daqui resulta uma Coligação Sem Ligação (http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2014/10/coligacao-ou-sem-ligacao.html). Protagonistas díspares, com agendas e objectivos distintos, por vezes antagónicos. Quando a Guerra se prolongar e as dificuldades aumentarem, a coesão e propósito da Coligação tenderão a erodir-se cada vez mais, eventualmente até à ruptura.


AS DIFICULDADES DOS ESTADOS UNIDOS III

Esta é a rábula de treinar e armar os rebeldes na Síria e o exército e milícias no Iraque e entronca na Dificuldade I: saber quem é quem e quando. A obsessão ocidental com a rotulagem ainda não chegou a estas paragens e os combatentes não trazem um rótulo na testa com a indicação “moderado”, “Salafista”, “jihadista”, “traidor”, nem uma bula no bolso com instruções de utilização. A realidade é que muitas das armas enviadas pelos EUA, França, Turquia e Estados do Golfo Pérsico acabaram em mão jihadistas, se não foram lá ter directamente. Isto sem mencionar as que são capturadas, ao ponto de o Estado Islâmico exibir fartura de armamento norte-americano.


AS DIFICULDADES DOS ESTADOS UNIDOS IV

Esta é a dificuldade doméstica. Esta é a 23ª intervenção militar dos Estados Unidos no Médio Oriente, Norte de África e Ásia do Sul em 12 países diferentes nos últimos 34 anos! A última no Iraque foi longa, penosa e desgastante e terminou há poucos anos. As do Afeganistão, Paquistão, Iémen e Somália ainda prosseguem. Agora o Iraque revisited e a histeria da Síria. Quando a memória da degola dos dois Norte-Americanos se for desvanecendo, substituída por uma guerra que, até agora, tem poucos resultados visíveis, por sucessos do inimigo, por falhas ou desistências dos aliados e o relógio a contar o tempo do envolvimento, the Permanent War may be a real problem.





POSTS RELACIONADOS:



“A GUERRA DA SÍRIA EM CARTOONS”, 14/09/2013 em




“COLIGAÇÃO OU SEM LIGAÇÃO?”, 13/10/2014 em



 “ESTADO ISLÂMICO AL-QAEDA”, 29/09/2014 em




“AINDA O ESTADO ISLÂMICO”, 20/08/2014 em




“BURACO NEGRO DA 2ª DIVISÃO”, 29/06/2014 em




“GEOPOLÍTICA PASSIVA OU DYNAMIC BALANCE OF POWER”, 20/06/2014 em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2014/06/geopolitica-passiva-ou-dynamic-balance.html



“ESTADO ISLÂMICO DO IRAQUE OCIDENTAL E SÍRIA ORIENTAL”, 13/06/2014 em http://tempos-interessantes.blogspot.pt/2014/06/estado-islamico-do-iraque-ocidental-e.html


Sem comentários: