12 abril, 2011

Um Nobre Vil e um Coelho Desastrado


UM NOBRE VIL E 
UM COELHO DESASTRADO


Já com o post anterior (“Passos em Falso e Passos Correctos” at http://tempos-interessantes.blogspot.com/2011/04/passos-em-falso-passos-correctos.html) escrito, soube que Passo Coelho convidou Fernando Nobre para cabeça de lista do PSD por Lisboa e para candidato a Presidente da Assembleia da República!!!

É espantoso! Passando por cima do inusitado convite para Presidente da AR sem os futuros Deputados estarem sequer eleitos, temos o velho oportunismo em acção:

* Nobre teve 500.000 votos nas Presidenciais com um discurso anti-partidário que deu frutos a todos os que concorriam à margem dos partidos. Nunca mais na vida valerá meio milhão de votos!

* O homem é de esquerda e não deve ter grande acolhimento no eleitorado do PSD e, pelo que já se vê, é visto como um traidor por muito do seu eleitorado.

* Fernando Nobre é um oportunista à procura de protagonismo fácil: primeiro foi instrumentalizado por Mário Soares para entalar Manuel Alegre e agora agarra-se ao super-tacho que Passos Coelho estouvadamente lhe oferece.

* Finalmente, Fernando Nobre não tem carácter:

"Não é por acaso que os altos detentores de cargos políticos deste país me têm contactado porque querem todos saber o que é que eu vou fazer. Eu tenho-os tranquilizado a todos. Partido político nem pensar, nunca. Não peço nada, nunca pedi. Por isso nunca aceitarei nenhum cargo partidário nem governativo. Está assente, determinado, não volto atrás."

Fernando Nobre em entrevista concedida a Mário Crespo na SIC Notícias no dia 1 de Março de 2011, a primeira após as presidenciais.

De Nobre tem o nome, bem mal empregue por sinal.

Quanto a Passos Coelho, entre declarações no sentido certo e opções desastradas, já nem sei o que dizer e o que pensar. O que sei é que o meu voto está mais longe…

11 comentários:

luis cirilo disse...

A tua perplexidade é a minha perplexidade.
E para além deste Nobre (instrumento de Soares nas presidenciais e mandatário europeu do Bloco de Esquerda)ser quem é acrescenta-se o facto de nunca o PSD ter feito encabeçar a lista do maior circulo eleitoral do país por um independente.
Que imagem de fraqueza partidária se está a dar.
Aliás nem o PSD,nem o PS,CDS,BE ou PCP alguma vez tiveram semelhante opção em Lisboa.
Por outro lado, como referes e bem,é incrivel que se esteja a oferecer um cargo de eleição (presidente da A.R.)quando o colégio eleitoral nem está eleito.
E sabendo-se que o P.A.R. é eleito por voto secreto de todos os deputados é arriscado estar a dispor da vontade deles sem sequer saber que maiorias se formarão.
Se a isso acrescermos a minha convicção de que Fernando Nobre não tem o minimo de vocação para presidir ao Parlamento,pelo menos no que classicamente essas funções representam,perceber-se-á ainda melhor a perplexidade pela escolha.
Acho que o PSD deu um passo em falso.
Cuja gravidade ainda é difícil de avaliar.
P.S: A Assembleia da República nunca foi presidida por um independente.
Até nisso o PSD quer ser original...

João Figueiredo disse...

O teu voto "está mais longe" e o meu também...

Passos Coelho tem demonstrado muita incapacidade e confusão. Ora vem anunciar novas ideias, ora as desmente e volta atrás.

Ao início pensei que tivessemos uma verdadeira alternativa de poder. Hoje, tenho muitas dúvidas.

Quem pensar que as eleições estão/estavam ganhas, está redondamente enganado. O PSD terá que se transfigurar para voltar ao poder.

Quem ganha com tudo isto é Sócrates (que segundo as últimas sondagens apresenta 33%!!!, contra 39% do PSD). Quem perde, é o País.

PS: alguns elementos próximos do Passos Coelho assustam-me muitíssimo, provocando-me algum terror, só de pensar que poderão fazer parte de um possível governo de Portugal. Começando logo pelo Marco António Costa!!!

Alberto Martins disse...

Os melhores Passos para fugir ao PODER

Estranho em tão pouco tempo a quantidade de vezes que o candidato a 1º se equivocou. Tendo em conta a dimensão politica, humana e intelectual dos nossos actuais JOTAS eis mais uma desmedida manobra no sentido de evitar aquilo que nunca se quis. Portugueses Passos tudo fará para o conseguir.

- Sócrates não quer governar com FMI?
- Passos Coelho não se importa?

Sérgio Lira disse...

Um pouco de ironia (que o que se passa em Portugal impede coisas sérias):

Passos Coelho está tão assustado com a ideia de ter que governar esta coisa que procura todos os meios para evitar a vitória do PSD nas próximas eleições.

Não vejo outra explicação, porque lhe bastava estar quieto, sentado, caladinho (isto é, sem falar, sem dizer nada) sem franzir o sobrolho, sem movimentar os lábios, quase sem respirar e limitando as batidas cardíacas a cerca de 45 por minuto, para ter a certeza absoluta de ganhar as próximas eleições.

Assim, respirando (pior, falando; pior, pior, escrevendo!) acho que vai conseguir safar-se do encargo de fazer de conta que seria primeiro ministro...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Luís,

Pois. Os teus dados só reforçam a tua/nossa repulsa. Entretanto, as declarações da criatura dizendo que se demite de deputado se não for eleito Presidente da AR, veio adicionar novas características ao seu carácter: petulância e arrogância.

Rui Miguel Ribeiro disse...

João Carlos,

As tuas dúvidas são as minhas.... E o desconsolo é idêntico.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Alberto,

Quem fala muito nem por isso acerta mais. Claramente, este é um caso desses.
A carreira "profissional" e política cingida exclusivamente às Jotas raramente produz estadistas de qualidade....

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sérgio,

SE ainda fosse isso. O problema é que ele quer e quase não consegue!!!

Helena Alexandra disse...

Jesus Christ!!!

Quero muito que a direita vença estas eleições, mas começo a temer as reviravoltas a que temos assistido! Teremos de "fugir" para o PP????

Rui Miguel Ribeiro disse...

Helena,

Muito provavelmente é a única saída depois de tantas trapalhadas. Entre o branco, o laranja e o azul, hesito....

Helena Alexandra disse...

Passos Coelho não é político, como os que nós estamos habituados, talvez dê um excelente PM!!!!!

Meus caros, nomeadamente Prof. Rui, estou a contar com o voto de todos vós, só assim derrotamos o sócrates!

Passos Coelho será um optimo Primeiro Ministro!!!

Tal como alguérm disse a Sá Carneiro sobre Soares Carneiro: "É um péssimo candoidato"; Sá Carneiro respodeu Será Um optimo Presidente da República"

Vamos dar um voto de confiança ao Passos Coelho. pode ser um mau candidato, mas será um optimo PM