21 dezembro, 2010

Pseudo-Estado

PSEUDO-ESTADO

Realizaram-se eleições no Kosovo no passado dia 12/12.

Facto 1: o Partido Democrático do Kosovo (PDK) do Primeiro-Ministro Hashim Thaci ganhou com 33% dos votos.

Facto 2: Os observadores internacionais declararam que tinha havido uma fraude eleitoral generalizada.

Facto 3: O relatório preliminar de uma investigação do Conselho da Europa, acusa o Sr. Thaci de homicídio (de Sérvios), tráfico de drogas e de tráfico de órgãos.

Isto fez-me pesquisar os arquivos de “Tempos Interessantes” e descobrir que em 19 de Fevereiro de 2008 escrevi no post Mitrovica: A Guerra do Kosovo em 1999, se levou ao colapso do regime de Milosevic, também promoveu a reabilitação dos guerrilheiros albaneses do UCK e à sua reconversão em partido político credível, apesar do seu historial de assassínio e perseguição de Sérvios e de outras etnias.

Descobri também que, em 22 de Março de 2008, escrevi no post Vespeiro Balcânico: O que o Ocidente acaba de criar nos Balcãs é mais um estado artificial, inviável, tal como a Bósnia-Herzegovina (BiH), e ainda por cima, ilegal (vide Resolução do Conselho de Segurança da ONU nº 1244/99).

Não há surpresas. Em nome de interesses obscuros e do desmantelamento máximo da Sérvia, o Ocidente criou um narco-Estado, liderado por uma máfia, economicamente e politicamente inviável, dependente da tutela internacional para existir e ser minimamente estável.

O que também não surpreende é que os moralistas que proliferam nas chancelarias ocidentais tolerem que o Kosovo continue a ser governado por um ex-guerrilheiro e mafioso no activo. Como acontece com alguns ratos de igreja, a moral só é pregada quando convém. Parece óbvio que Hashim Thaci está no grupo dos malfeitores úteis!

2 comentários:

PVM disse...

E não foram os States um dos principais patrocinadores da elevação do Kosovo a Estado?

Rui Miguel Ribeiro disse...

Foram. Todas as grandes potências ocidentais são coniventes, com diferentes graus de responsabilidade na elevação do Kosovo a estado. Cito o 1º parágrafo de "O Vespeiro Balcânico": "A declaração unilateral de independência do Kosovo por um dos antigos líderes do grupo terrorista UCK e o subsequente reconhecimento por parte de vários países ocidentais, incluindo as principais potências (Estados Unidos, Reino Unido Unido, Alemanha, França e Itália, constituiu mais um acto da feroz discriminação anti-sérvia que tem dominado a política ocidental nos Balcãs desde a Guerra do Kosovo de 1999." Penso que é elucidativo.