26 maio, 2008

Pedro Santana Lopes

PEDRO SANTANA LOPES



Pedro Santana Lopes


No dia 31 de Maio vou votar em Pedro Santana Lopes nas eleições directas do Partido Social Democrata. Faço-o com a tranquilidade e o desprendimento de um desalinhado dentro do PSD, que nunca sentiu o impulso ou a necessidade de ser ista. Nem Santanista, nem Barrosista, nem Mendista, nem Menezista, nem sequer Cavaquista no sentido pós-1995 do termo.

Voto em Pedro Santana Lopes, porque ele propõe:

· Uma visão mais liberal da economia.

· Um reequilíbrio da relação entre o Estado e o indivíduo/sociedade.

· O ataque ao lobby do bloco central de interesses, responsável por muito do compadrio, do carreirismo e do desvirtuamento do interesse público que marcam a política portuguesa contemporânea.

E ainda porque ele garante:

· Uma oposição eficaz ao Governo do PS.

· Uma presença mediática e carismática, mas não subordinada a interesses espúrios dos mass media.

· Rompimento com os cromos repetidos dentro do PSD, os istas profissionais, que são os indefectíveis de todos os líderes e os primeiros a abandonar os mesmos líderes.

· Uma liderança determinada, capaz de resistir aos ataques, aos boatos e às calúnias. sem baquear nem desistir.

Por outro lado, não me motiva uma visão estatista da política, subordinando o objecto (Indivíduo/Sociedade) ao instrumento (Estado). Não me revejo em quem esconde ideias e programas atrás da gravitas, do mesmo modo que não me revejo em quem se limita a repetir banalidades e lugares comuns que depois não consegue consubstanciar. Finalmente, tenho fortes desconfianças das motivações de muitos que gravitam em torno de duas candidaturas e das condicionantes que lhes poderão acarretar.

Sucintamente, estas são as motivações que me levarão a votar Pedro Santana Lopes. Sem condições, nem hesitações.

12 comentários:

Nuno Leal disse...

Caro amigo Rui Miguel,

muito me surpreende ter lido este post de apoio ao Santana. De facto, a unica coisa em que estamos de acordo é que com ele não há "ismos"! Só há "netes", santanetes... Quanto ao resto, ele é uma das causas do momento que atravessamos no partido e, mais grave, no país e uma pessoa inteligente e clarividente como tu deveria perceber e ver isso melhor do que a maior parte das pessoas, até pelo afastamento que tens da situação.
De facto, há coisas que não entendo...

Abraço amigo desde Angola, Nuno Leal

Escola de Gondar disse...

Olá!

Apenas vejo um Santana incapaz de vencer as legislativas...

João Figueiredo disse...

Caro professor,

Tal como no comentário anterior, também eu, não compreendo como pode apoiar a candidatura de Pedro Santana Lopes, ficando mesmo surpreendido com a sua orientação de voto. Não quero estar aqui a colocar em causa a sua inteligência (a de Santana) ou mesmo a sua capacidade para governar. No entanto, ele teve a sua oportunidade e falhou redondamente (eu sei que as condições em que chegou ao poder não foram as melhores). Para além disso, também teve a sua hipótese na Câmara de Lisboa e aí, foi eleito pelos cidadãos. Mas também aí fracassou, tendo uma gestão da Câmara completamente ruinosa.
Parte dos problemas do PSD, actualmente, se devem também a ele. Consequentemente, não vejo como poderá Santana Lopes confrontar Sócrates nas próximas legislativas. Caso ele ganhe o partido no próximo sábado, perderá as legislativas do próximo ano e o PSD volta, outra vez, à estaca zero.

Não sendo militante do PSD (mas simpatizante desde que me conheço), acredito que o partido precisa de sangue novo, de uma nova geração de políticos, com novas ideias para o PSD e para o País…

Grande abraço.

luis cirilo disse...

É impressionante a ignorancia com que se escreve sobre pessoas e factos.
Nos ultimos treze anos o PSD governou três e Santana apenas seis meses.
O PS governou DEZ ANOS mas ainda há quem tenha a lata de dizer que a culpa é de Santana Lopes.
Não sei se é ignorância pura ou apenas má fé.
Sei isso sim que é por causa de militantes sempre mais prontos a criticarem o partido do que a combaterem adversários que o PSD chegou a este estado.
Quanto á gestão de Lisboa dou apenas um exemplo:Quando PSL lançou o tunel do marquês foi um vendaval de criticas,quer dos comentadores quer dos velhos do restelo do PSD.
Hoje é uma obra que se revela fundamental na circulação rodoviária em Lisboa e que merece o aplauso unânime dos seus utentes.
De facto dizer mal não custa.
Custa é te rideias,fazer obra,melhorar a qualidade de vida das populações.
E Santana fê-lo.
Em Lisboa e na Figueira da Foz.
Claro que no PSD existem aqueles que preferiam que ele nunca tivesse ganho essas câmaras.
Como nas suas terras são uns derrotados crónicos tem inveja de quem ganha.
Mas,como em tantos sectores,os cães ladram e a caravana passa.
Neste caso rumo á S.Caetano á Lapa

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Nuno
Benvindo ao Tempos Interessantes!

Obviamente discordo da tua opinião. A minha opção não decorre de um ímpeto, antes de alguma reflexão e nem sequer é por exclusão de partes, embora reconheça que não votaria em Manuela Ferreira Leite, mesmo que PSL não se candidatasse.
Acredito que Pedro Santana Lopes é o melhor candidato para introduzir algumas rupturas de que o PSD e Portugal precisam.
Em relação ao que se passou em 2004, podes ver a minha opinião sintética em "O Regresso de Pedro" de 23/11/06 - http://tempos-interessantes.blogspot.com/2006/11/o-regresso-de-pedro.html

Rui Miguel Ribeiro disse...

Olá Alice!
Pbrigado por visitar/comentar o meu Blog.
Permito-me sugerir que "olhe" um pouco melhor. Talvez mude de opinião.

Rui Miguel Ribeiro disse...

João Carlos!
Estou a ver que a surpresa é generalizada!
Como disse na resposta ao Nuno Leal, a minha opção foi ponderada e funda-se na convicção que PSL está melhor preparado e tem melhores ideias do que os outros candidatos. Mais, possui o rasgo, a experiência e a presença mediática que mais nenhum possui.
Responsáveis pela situação do PSD há muitos (em diferentes medidas, Durão, Marques Mendes, Menezes e também Santana), mas os principais são aqueles que sabotaram premeditadamente, metodicamente e permanentemente as lideranças de Santana Lopes e Filipe Menezes.
Sugiro vivamente a leitura dos posts "O Regresso de Pedro" de 23/11/06 e "Barões (Mal) Assinalados" de 19/05/08.
Um abraço.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro Nuno
Benvindo ao Tempos Interessantes!

Obviamente discordo da tua opinião. A minha opção não decorre de um ímpeto, antes de alguma reflexão e nem sequer é por exclusão de partes, embora reconheça que não votaria em Manuela Ferreira Leite, mesmo que PSL não se candidatasse.
Em relação ao que se passou em 2004, podes ver a minha opinião sintética em "O Regresso de Pedro" de 23/11/06 - http://tempos-interessantes.blogspot.com/2006/11/o-regresso-de-pedro.html

João Pulido disse...

Caro Professor

Não é para continuar com a surpresa, mas, de facto, também eu fiquei um pouco embasbacado com o seu apoio a Santana Lopes.

Não por achar que falte algo PSL, muito menos por duvidar que não seja uma escolha ponderada, mas sim pelas opções relegadas.

Penso que PSL é um "animal" político que tem tido falta de oportunidade, ou melhor, oportunidades fora de tempo. Ou seja, penso que para além das antipatias internas, PSL tem "chegado" em alturas pouco propícias.
Quando Mr. José Barroso partiu, não hesitou em ficar com a "batata quente", e queimou-se! Agora, numa altura em que preparava o regresso após as legislativas, vai voltar a "queimar-se" (quer ganhe o PSD, quer não).

Quanto a Manuela Ferreira Leite, sempre pensei que fosse capaz de unir o partido. Agora, denota-se mais antipatia interna do que externa! Dentro do partido, muitos há que são anti-MFL, enquanto que fora deste MFL tem uma imagem mais robusta, de integridade e de poder de decisão.

Pedro Passos Coelho aparece com a imagem "limpa", tanto dentro como fora do PSD. Não tem antipatias, tem apenas o óbice de ter "apenas" 44 anos. Parece-me um candidato a ter em muita conta! Quer seja agora, quer seja num futuro próximo.

O último dos candidatos, Patinha Antão, parece um pouco "fora do Baralho". Não tem as antipatias dos dois primeiros, nem a juventude do 3º. Ou seja, nem sequer é discutido!

Perante este leque (muito sumariamente descrito), sempre pensei que a sua escolha recaísse em... Passos Coelho!

Para finalizar, gostava de salientar que, qualquer que seja o resultado, espero que seja desta que há oposição e líder do PSD!!! Pelo menos até às legislativas!

PVM disse...

E agora, o lamentável erro de casting ainda vai continuar "por aí"?

Rui Miguel Ribeiro disse...

Caro João Pulido
Agora já acabou tudo e a Nomenklatura triunfou. Let's wait and see.
Em relação à tua análise, é genericamente correcta, um pouco benévola para Passos Coelho. Até à última semana de campanha o seu discurso estava cheio de banalidades sem interesse. Gostei do seu ênfase liberal (na parte económica) na última semana.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Paulo:
Não subscrevendo a tua designação, penso que, fatalmente, vai continuar a "andar por aí". Está "escrito nas estrelas".