27 fevereiro, 2008

A Última Vaga


A ÚLTIMA VAGA

Alvin Toffler, o famoso autor do conceito da terceira vaga, está em Portugal para participar numa conferência. Nada digno de menção especial.

Entretanto, Toffler, numa entrevista à SIC Notícias, teceu espantosas considerações sobre as eleições presidenciais nos EUA. Ou melhor, sobre a sua atitude em relação às ditas eleições.

Começou por dizer que não interessa o que os candidatos proclamam e prometem porque nenhum deles cumprirá aquilo que anunciou durante o período eleitoral. Até aqui, nada de extraordinário.

Segue dizendo que não costuma votar. Nada de novo.

Então remata proclamando que vai votar em Barack Obama. Perplexidade!

Então porquê? Consideraria Toffler que Obama era uma excepção à regra do logro eleitoral? Não, de todo. Acontece apenas que a eleição de Obama seria muito importante em termos de política externa. Discordo, mas aceito. Vamos a ver se o homem diz como e porquê.

“A sua eleição passará uma grande mensagem para o mundo.” Aaah! Diga mais.

“Porque Obama é negro!” Come again? Estupefacção! Então o Toffler é racista?!? Vota em função da cor?

Toffler conclui que tal decorre de uma responsabilidade histórica para com os negros nos Estados Unidos e com o horrível sofrimento que lhes foi infligido. Que estupidez!

Já agora, porque não um pele-vermelha, descendente dos massacrados e deportados do século XIX? Porque não uma mulher, representante daquelas que foram sujeitas a uma menoridade cívica? Ou um Japonês prisioneiro em campos de detenção durante a II Guerra Mundial? Será que os Alemães devem eleger um judeu? E os Britânicos um Irlandês?

Que critério é este? Vai votar num indivíduo pela cor da pele, independentemente de ser inteligente e competente ou um asno inepto? Ainda por cima depois de o considerar um mentiroso? Francamente Mr. Toffler, da sua última vaga, nem a espuma se aproveita.

3 comentários:

freitas pereira disse...

Caro Senhor Rui Miguel Ribeiro

Acho que tem razão. A cor da pele não pode e não deve justificar por si só , um voto . Mas no caso de Obama, se ele for eleito, a cor não será o argumento principal, porque em alguns estados predominantemente brancos ele conseguiu ganhar graças ao voto dos brancos.
Eu creio que os Americanos de todas as cores anseiam uma mudança radical na política americana. E é talvez por isso que McCain se arrisca a perder, talvez !
Os Americanos querem gente nova para incarnar essa tal mudança.

McCain pode utilizar a experiência como trunfo nesta contenda, mas mesmo isso não chegará , talvez, para ganhar. Aliás Hillary também experimentou esta carta da “experiência”, mas não funcionou!
Curiosamente há muitos republicanos que apreciam também Obama. Estes independentes podem cair no seu campo.
Infelizmente para McCain, o apoio notável do “New York Times” é uma espécie de presente venenoso, que os conservadores do seu partido não apreciam.

Para voltar ao tema da cor da pele, é interessante de notar que todas as minorias americanas tentam de utilizar o mestiço Obama, para justificar o voto provável.
Cada grupo projecta a sua psicologia própria. Os negros , (mesmo os de França) vêm nele o primeiro presidente negro da Historia americana. As outras minorias vêm nele um filho de imigrantes às portas da Casa Branca. Os muçulmanos interessam-se nele porque o pai é um correligionário. A maioria branca, enfim, vêm nele a ultrapassagem das comunidades.

Falta ver qual será a sua política estrangeira, se ganhar a presidência dos EU.
Como o Sr. Miguel Ribeiro escreve, eu também duvido que esta será muito diferente da actual. Salvo talvez no que respeita à África, que será mais aberta a este continente, menos agressiva no Médio Oriente, e provavelmente uma “chance” de apaziguar o sofrimento do povo Cubano, acabando com o embargo, do qual este povo é a única vitima .

Enfim, acho que de qualquer maneira há dois aspectos que não se devem pôr de lado, já.

O primeiro, é esta capacidade dos republicanos a agirem como os gatos dos caleiros, prontos a saltar sobre o pássaro e ...ganhar a eleição!
Basta uma pequena distracção e zás! Os falsos rumores já começaram contra Obama, e daqui até Novembro eles vão explodir!
O segundo, é mais calamitoso e recorda o passado. Um amigo meu , de Chicago, há dias no telefone dizia-me : as medidas de segurança e protecção de Obama foram ampliadas ! O que quer dizer, que no país dos assassinatos presidenciais, os “colts” ainda não arrefeceram !

.

luis cirilo disse...

Realmente parece o eng Sócrates a explicar a forma como se licenciou na independente.
eu se fosse americano votava em Hillary Clinton.
Parece-me bem preparada para o desempenho do lugar.Obama seria um bom vice presidente.Afinal tem apenas 46 anos e muito tempo pela frente.
Elegê-lo já pode abrir perigosas "caixas de pandora" na politica americana.

Anónimo disse...

Aprendi muito