19 agosto, 2006

Sócrates v Ana Gomes e Carlos Coelho

SÓCRATES v ANA GOMES E CARLOS COELHO


A fazer fé no Diário de Notícias de 17 de Agosto, o Primeiro-Ministro José Sócrates terá decidido seguir a opinião de Pacheco Pereira (o que nem sempre é boa ideia), contrariar a de Carlos Coelho (o que neste e noutros casos é uma boa ideia) e tirar do sério Ana Gomes (o que não é difícil e é sempre uma excelente ideia), no que concerne os voos da CIA e a soberania do Estado Português. Se assim for, está de parabéns.
 
O Parlamento Europeu, não obstante o acréscimo de poderes que a evolução institucional da União Europeia lhe tem atribuído, debate-se com a crónica irrelevância política a que Governos e partidos o votam no dia a dia e, pior, com a indiferença ou desprezo com que é visto pelos múltiplos eleitorados dos Estados-Membros.
 
Compreende-se, assim, que o famoso caso dos voos da CIA tenha sido visto por alguns Deputados Europeus como uma oportunidade de fazer algo de relevante. Se a isto somarmos a perspectiva de conseguir embaraçar os EUA, percebe-se a excitação e empolgamento desses Deputados.
 
Acumuladas milhares de milhas e ouvidas dúzias de pessoas, começaram a perceber que, se algo se passou (ou passa), dificilmente poderá ocorrer totalmente à margem dos Governos europeus. Mesmo depois da descoberta (?), o ânimo não esmoreceu de todo e os Deputados querem ouvir mais meio mundo.
 
Eis senão quando, o Governo Português fez saber que não autorizava a audição de altos funcionários Portugueses pela Comissão do PE presidida por Carlos Coelho, porque o assunto cabia no âmbito exclusivo da soberania de Portugal. Pôs as coisas no seu devido lugar. Lembrou aos euro-deputados a futilidade e a ilegitimidade do esforço. Ponto.
 
Carlos Coelho, Presidente da Comissão do PE encarregue do caso, concluiu pela presunção de culpa do Estado Português. São os tiques de arrogância e intolerância de quem está em Bruxelas há demasiado tempo. Ana Gomes histerizou mais uma vez (ainda estou para saber porque é que não está no Bloco de Esquerda!), o que só a vai tornando cada vez menos relevante e credível.
 
Apesar das reacções chocadas, o Governo Português irá, se for caso disso, responder na sede própria, perante o órgão de onde lhe vem a legitimidade: a Assembleia da República.

4 comentários:

PVM disse...

Na mouche!
(Por muito que custe dar razão ao primeiro-ministro...).
PVM

Luis Cirilo disse...

Inteiramente de acordo com tudo.Quanto ao governo,a Pacheco Pereira e a Carlos Coelho.
De facto,falar dos EUA e da CIA garante notoriedade.Não garante é razão

Anónimo disse...

Estes eurodeputados devem ser ao contrário das outras pessoas: trabalham um mês no Verão e não devem fazer nada o resto do tempo.
Cristina

Rui Miguel Ribeiro disse...

Meus Caros Paulo, Luís e Cristina,

Concordo com todos.