29 maio, 2006

Guimarães e o Futebol

GUIMARÃES E O FUTEBOL


Os adeptos de futebol britânicos são os melhores do mundo. Para muitos não é essa a reputação que têm por causa de uma minoria de hooligans, mas a grande maioria apoia as suas equipas com um entusiasmo, uma persistência e um fair play inigualáveis.

Os adeptos de futebol de Guimarães, particularmente a maioria que são do Vitória, são também adeptos entusiásticos, mas que por vezes não gozam da melhor reputação.

Ontem fui, em família, ver o Portugal, 1 – Alemanha, 0 para o Europeu de Sub-21 no Estádio D. Afonso Henriques. A selecção portuguesa estava praticamente eliminada, mas o Estádio encheu com 28.000 adeptos que apoiaram a selecção com um entusiasmo e crença sem limites, respeitando os Alemães e prolongando o seu apoio aos minutos finais quando tudo já estava perdido e os adeptos portugueses típicos estariam a abandonar o recinto em massa.

Esses 28.000 Vimaranenses foram recompensados com um golo no período de descontos e ficaram longos minutos depois do jogo a aplaudir Portugal, e até a Alemanha, e a festejar uma selecção que jogou mal, foi eliminada, mas que se esforçou, ganhou o jogo e, acima de tudo, era a nossa.

Confesso que saí do Estádio contente e orgulhoso. Parabéns aos 28.000 adeptos do futebol e da festa, que estiveram em Guimarães a participar no Portugal-Alemanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi de facto um exemplo tocante.De adeptos que tem o seu clube na II Liga e que em 84 anos tiveram "direito" a um jogo oficial da selecção A.
Com o Azerbeijão !