28 agosto, 2016

Salvos pela Telma



SALVOS PELA TELMA
 
Telma Monteiro no pódio olímpico!


Estou ciente que nos Jogos Olímpicos há mais do que as medalhas. Para além daqueles cujo êxito foi a própria qualificação para os Jogos, há aqueles que têm participações desportivamente meritórias, nomeadamente os que alcançam os estatuto de finalistas (os 8 primeiros) e que recebem o diploma olímpico Tais foram os casos dos canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro com um azarado 4º lugar, do triatleta João Pereira que fez uma espectacular recuperação até ao 5º posto, de Nélson Évora e Patrícia Mamona, ambos 6º no triplo salto, ou de Nélson Oliveira, 7º no contra-relógio, entre outros.

Não obstante, para a grande maioria, o que conta é o vil metal (neste caso nobre), ou seja, as medalhas. E para um país sedento de medalhas, apenas 24 desde que Portugal se estreou nos Jogos Olímpicos há 104 anos em Estocolmo/1912.

Assim sendo, Telma Monteiro com a medalha de bronze conquistada no judo salvou Portugal e os Portugueses de uns Jogos em branco, ausentes do inefável medalheiro. Diga-se de passagem que Telma merecia e muito uma medalha olímpica a coroar uma carreira notável e recheada de título mundiais, europeus e nacionais.

No contexto dos Jogos do Rio de Janeiro/2016, a medalha de Telma salvou-nos da seca. Bem haja por isso.




Sem comentários: