06 outubro, 2008

Nuno 150 Golos


NUNO 150 GOLOS


Nuno Gomes celebra o 2-0 contra o Nápoles na Taça UEFA e o seu 150º golo pelo Benfica
in www.maisfutebol.iol.pt


Nuno Gomes atingiu mais uma marca histórica ao serviço do Benfica: 150 GOLOS em jogos oficiais.* O golo da efeméride aconteceu no melhor palco (Estádio da Luz), perante 57.000 espectadores e num jogo importante: Benfica-Napoli para a Taça UEFA. Minuto 83, centro de Carlos Martins, duas desmarcações sucessivas do nº 21, defesa fora da jogada e remate de cabeça cruzado e imparável a fazer o 2-0 e a confirmar a presença do Benfica na fase de grupos da Taça UEFA.

Para se ter uma ideia da dimensão da proeza, é preciso recuar 32 anos para se encontrar um Benfiquista mais goleador, no caso, Nené com 362 golos; é preciso recuar 14 anos (Rui Águas com 104 golos), para encontrar o último jogador do Benfica a atingir os 100 golos. Nuno Gomes apresenta um registo invejável: 10º melhor marcador de sempre do Benfica, 4º melhor nas competições da UEFA, 9º melhor de sempre no Campeonato!

Esta marca foi conseguida por Nuno Gomes ao longo de 10 épocas, muitas das quais jogando no sistema que menos o favorece, actuando como único avançado da equipa e raramente tendo o privilégio de marcar penalties (embora não falhe quando é chamado a marcá-los), isto para não falar das lesões que lhe roubaram longos períodos de actividade em várias ocasiões.


Nuno Gomes festeja com Miccoli o 0-3 em Leiria, 100º golo pelo Benfica
no Campeonato Nacional in
www.maisfutebol.iol.pt

Finalmente, refira-se que o Capitão do Benfica e da Selecção de Portugal (29 golos – 4º maior goleador de sempre) não é um goleador puro e duro. Porventura se fosse mais egoísta na grande-área, já teria marcado mais, mas quem o vê jogar, sabe que se trata de um jogador de equipa, que cria espaços para os colegas, faz assistências e não regateia esforços na hora de defender. A prova da sua utilidade, é que as grandes contratações se sucedem e Nuno Gomes encontra sempre o seu espaço no onze encarnado.

Os 150 golos de Nuno Gomes são a sua imagem de marca, o selo com que marca o seu lugar na História do Sport Lisboa e Benfica! Espero ver ainda muito mais golos com a marca “Nuno Gomes”.

* Os 150 Golos de Nuno Gomes

Campeonato Nacional - 113 (9º da História do SLB)
Competições Europeias - 22 (4º da História do SLB)
Taça de Portugal - 14 (23º da História do SLB)
Supertaça - 1 (4º da História do SLB)
TOTAL - 150 (10º da História do SLB)


Nuno Gomes festejando um dos dois golos marcados na vitória 0-2 do Benfica
no Estádio do Dragão.

3 comentários:

João Figueiredo disse...

É, sem dúvida, uma marca digna de registo nos pregaminhos do Benfica, e demonstra toda a qualidade de um jogador que tantas vezes é incompreendido pelos adeptos encarnados e da Selecção Nacional. Em campo, é um jogador que passa despercebído, mas que corre quilómetros, desgastando os defesas adversários e abrindo espaços, ora para o companheiro de ataque (quando jogam dois avançados), ora para os médios e extremos (quando joga só ele).
Para um jogador, que à partida para cada época, é tido como dispensável, nada mal. Venham mais...

Afonso Duarte disse...

Nuno Gomes para mim é o único meu preferido (que está no Benfica).
No mundo criado por mim ele é o melhor jogador do MUNDO!!!

Anónimo disse...

Professor este é um blog muito interessante e que eu consulto com muito interesse politico, mas se puder deixar o seu clube de lado... o blogue fica mais interessante. Como lhe disse sou portista ferrenho sem ponta de interesse pelo seu clube e portanto este sentimento não o consigo afastar, por isso decidi partilha-lo porque o blog fica muito melhor. Não esqueça que na era democrática o meu clube é o mais ganhador...