02 março, 2007

Bento


BENTO




Bento: figura mítica do Benfica. Realizou 465 jogos oficiais de Águia ao peito, que o coloca como 6º jogador e 1º guarda-redes com mais jogos feitos pelo Benfica.
  in http://www.diariodobarreiro.pt/Primeira%20Pagina/xartigo4.asp?idd=706

Um dia de Setembro nos anos 70, estava a brincar em casa na companhia da Avó Laura enquanto ouvíamos o relato do Torpedo Moscovo – Benfica para a Taça dos Campeões Europeus. Na Luz o resultado fora de 0-0, o que na altura não era muito promissor.

O certo é que o Benfica resistiu aos “Torpedos” e aguentou o 0-0 até ao final do prolongamento. Nos penalties, Torpedo, 1 – Benfica, 4. Manuel Bento, que havia feito uma exibição portentosa durante os 120 minutos, defendeu 2 penalties e marcou o 4º e decisivo golo. No dia seguinte, o “Primeiro de Janeiro” titulava: “S. Bento da Porta Fechada que nem os Penalties Conseguiram Abrir!”


Bento troca galhardetes com o capitão da Sampdoria em jogo da Taça das Taças de 1985/86 no Estádio da Luz, que o Benfica venceu 2-0 (golos de Diamantino e Rui Águas). in http://www.maisfutebol.iol.pt/

Começou nesse dia a construir-se, para mim, uma lenda do Benfica e do futebol. Durante a década seguinte, foram incontáveis as vezes em que vi Bento a “salvar” o Benfica e a Selecção Nacional com defesas “impossíveis”, reflexos fantásticos, agilidade e muita coragem.

O famigerado Mundial 1986 praticamente pôs um ponto final numa carreira brilhante, recheada de títulos colectivos e individuais.


Bento foi 63 vezes internacional por Portugal.
  in http://www.maisfutebol.iol.pt/

Hoje terminou a vida de Bento. Para mim e para muitos, fica a memória de um guarda-redes de excepção, o melhor Português que eu vi jogar na baliza. Termino esta pequena homenagem com a imagem que guardo de Bento: a de um Campeão.


Bento, Capitão do Benfica, ergue no Jamor uma das 6 Taças de Portugal que conquistou. Final da edição de 1984/85: Benfica, 3 - Porto, 1 (golos de Nunes e Michael Manniche-2)
in
http://www.maisfutebol.iol.pt/
P.S. Há um par de anos atrás, também nos deixou precocemente outro extraordinário guarda-redes português: Vítor Damas. Sendo um ícone do Sporting, era um keeper de valor superior e com um estilo elegante, que também admirei. Damas, que também vi jogar pelo Vitória de Guimarães, é outro jogador que deixou saudades.

6 comentários:

Luis Cirilo disse...

O Manuel Bento foi de facto um dos melhores guarda redes da história do futebol portugues.
Não sei se foi o melhor.
Uns acharao que foi ele,outros o Damas,outros o Vitor Baia,outros o Azevedo,o Carlos Gomes,o Costa Pereira,enfim é dificil de haver consenso,como existe por exemplo em relação a Eusébio.
Sei que devo ao Bento muitas alegrias e algumas tristezas.
Alegrias devido a grandes jogos pela selecção como Estugarda/1985 ou Marselha/1984.
Tristezas pelas variadas vezes em que foi um tremendo obstáculo perante os avançados do Vitória.
Num e noutro caso o meu respeito perante um dos maiores nomes do futebol português.

Anónimo disse...

O Manuel Bento foi dos melhores GR que Portugal já teve.

Era sem dúvida um grande guardião.

Vamos sentir falta dele.

O Futebol ficou mais pobre.

Anónimo disse...

Mais uma grande perda para o Benfica e para o futebol. Acho que Bento foi o melhor guarda-redes português de sempre. Mas no final, o que se perdeu foi um homem. Por tudo o que fizeste, o meu obrigado BENTO!

Águia Vermelha

Anónimo disse...

O Grande Bento não morreu! Ganhou a imortalidade há já muito tempo e nunca morrerá nos nossos corações benfiquistas. Apesar de apenas ter acompanhado os seus últimos anos de carreira não podia deixar de ser seu admirador. Não sei se foi o melhor, mas era mesmo Grande!

João Pulido disse...

O futebol ficou mais pobre...

Gostava de me solidarizar com todos os amantes de futebol, os que gostam de ver a "redondinha" ser tratada com arte, pois para esses a "clubite" é colocada de lado para se renderem ao talento dos predestinados…

Sou portista e junto-me à metade dos que estiveram no Dragão a ovacionar a memória de um dos melhores guarda-redes que vi jogar… quanto à outra metade, lamento que tenham antolhos!!

Até sempre BENTO…

Rui Miguel Ribeiro disse...

Agradeço a colaboração de todos, ainda por cima reunindo adeptos do Benfica, Vitória de Guimarães, Belenenses e Porto. É um tributo ao valor e categoria do Bento.

P.S. Subscrevo particularmente as palavras do João Pulido. Tem de haver reconhecimento desportivo e, acima de tudo, decência e civismo. Como noutras coisas, uns têm, outros...não.